Navegue

Um elevador pode cair?


Recentemente nos deparamos com uma notícia de queda em um elevador em Maceió/AL, e a partir disso surgem vários questionamentos sobre a segurança dos elevadores. Primeiro precisamos entender o que ocorreu nesse caso.

O elevador em questão, tinha uma capacidade máxima para 8 pessoas, porém houve o embarque de 11 pessoas no 13º andar, e tinha como destino o andar térreo. Com o excesso de peso, o elevador passou direto e o sistema de segurança foi acionado e repousou no subsolo. Não houve queda livre, pois o sistema foi acionado, como um pára-choques, garantindo assim a segurança dos usuários que estavam a bordo, que tiveram ferimentos leves.

Agora, por que um elevador não cai bruscamente?

Em 1852, Elisha Graves Otis inventou um dispositivo de segurança que possibilitou que os elevadores fossem mais seguros, e que o cabo que os conduzia “arrebentasse”. Essa invenção, sem dúvidas, mudou completamente a história dos elevadores, já que esse transporte por içamento já existia há muito tempo.

Quais são os dispositivos de segurança que impedem o elevador de cair?

Aqui apresentamos 3 itens de segurança que o elevador possui, caso os cabos de aço sejam rompidos.

  • Regulador de Velocidade e Polia Tensora

Essa peça fica localizada na casa de máquinas, e monitora a velocidade do elevador. Caso o equipamento ultrapasse 20% da velocidade normal, essa peça aciona um contato elétrico para que o motor seja desligado e trava o equipamento mecanicamente, acionando assim o freio de segurança.

  • Freio de Segurança
Instalaçao do sistema de freios de emergência

Sem dúvidas, esse é o principal item de um elevador. A localização dele é abaixo da cabina, e sua função é travar a guia no caso de rompimento de cabos. Então mesmo que rompam-se todos os cabos, o elevador travará na guia, impedindo assim a queda livre.

Por que ocorre acidente com elevador?

Citamos aqui dois dos principais motivos para que acidentes em elevadores ocorram:

  1. Uso incorreto: Não seguir as instruções de segurança referente à capacidade máxima de pessoas ou carga;
  2. Manutenção incorreta: os responsáveis pelos condomínios não realizarem as manutenções necessárias respeitando seu prazo, ou contratando empresas sem regulamentações.

Portanto, as instruções de utilização dos elevadores devem sempre ser respeitadas garantindo assim a segurança de todos os seus usuários. E também os responsáveis pela administração dos condomínios, devem contratar empresas que sejam devidamente regulamentadas em órgãos competentes e respeitar o prazo correto para manutenção dos mesmos.

Realizando corretamente a manutenção dos elevadores, as chances de ocorrer um acidente grave com um elevador é praticamente zero. Conte com a Estilo Elevadores para assegurar que seu equipamento funcione corretamente!


08/05/2023Estilo Elevadores