Em edifícios comerciais ou residenciais, o deslocamento entre pavimentos de maneira mais confortável é sem dúvidas o elevador. O uso de elevador para esse deslocamento não proporciona apenas maior conforto, como também é peça fundamental para acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
No início de um projeto de edificação, é importante entender quais serão as necessidades na circulação e qual a finalidade desses deslocamentos. Para conhecer qual o modelo mais adequado ao seu projeto, entender como cada um funciona, selecionamos os cinco principais modelos de elevadores que são utilizados e no decorrer do texto serão apresentados e a melhor utilização de cada tipo.
Para acertar no modelo correto para sua edificação, seja ela comercial ou residencial, é necessário saber qual será a finalidade do transporte por elevadores. Dessa maneira é possível fazer as escolhas dos equipamentos de acordo com essas características básicas. Vejamos então os modelos de elevadores e suas características:
1. Plataformas elevatórias
As plataformas elevatórias são capazes de realizar um percurso de até 4 metros de altura e uma capacidade máxima de 325kg. Por não alcançarem grandes altitudes, são utilizadas em sua maioria para acessibilidade com fluxo baixo de pessoas. Também não é necessário porta em sua cabine, porém para assegurar às pessoas transportadas, é importante que nos pavimentos existam portas e sistemas de segurança específicos.
2. Cadeiras elevatórias
Essas cadeiras são aquelas utilizadas nas laterais de uma escada fixa, e são perfeitas para ambientes em que não comportam a instalação de uma plataforma. Ela possibilita o deslocamento principalmente de idosos, ou então pessoas que possuem dificuldade em subir poucos lances de escada.
3. Elevadores de acessibilidade ou unifamiliares
São pequenos elevadores com capacidade máxima de 3 pessoas, e seu uso é exclusivamente para acessibilidade ou em residências de uma única família. Seu funcionamento deve ser automático, incluindo as portas de pavimento e cabine.
Sua elevação pode chegar até 12 metros, algo em torno de quatro pavimentos, e sua capacidade máxima é de 225kg.
4. Elevadores de passageiros
Esse é o mais comum de ser visto nas edificações, sejam residenciais ou comerciais. O limite de alcance vertical irá de acordo com o projeto da edificação, e as suas dimensões e capacidade de peso também são flexíveis.
Um bom exemplo dessa flexibilidade, são os elevadores utilizados em hospitais, que possuem uma cabine de maior comprimento para transporte de macas. Em residências, o mais comum é uma capacidade de 8 pessoas por viagem, mas em alguns ambientes corporativos, existem elevadores com capacidade para 30 pessoas.
5. Elevadores de carga
Esses elevadores são utilizados apenas para transportar cargas, e o uso por pessoas não é recomendado. Podem ser utilizados para transporte de materiais industriais, em restaurantes e em diversos estabelecimentos comerciais.
Alguns edifícios garagem, também utilizam esses elevadores para transporte de carros evitando assim o uso de rampas. Esse tipo de tecnologia ainda não está muito difundida, porém é uma excelente alternativa em edifícios com pouco espaço para estacionamento.
Agora que já sabemos os elevadores mais comuns, nos acompanhe para saber qual elevador é ideal para a sua edificação.