Itens de segurança naturalmente já demandam uma atenção especial por todos os fatores envolvidos, mas quando o assunto são elevadores, é providencial um foco em sua manutenção, pois dessa forma, é possível evitar além de riscos à saúde e segurança dos utilizadores, ainda ampliar sua durabilidade e gerar conforto aos usuários.
Quem pode contratar uma empresa especializada em manutenção de elevadores?
Qualquer um que seja o responsável administrativo pelos condomínios e/ou edifícios comerciais, mas usualmente o Síndico.
Quais são os tipos de manutenção de elevadores existentes?
- Corretiva;
- Preventiva.
Quando fazer a manutenção de elevadores?
Esse é um questionamento muito comum dos síndicos, zeladores e gestores dos condomínios que possuem elevadores, afinal é realmente necessário fazer essa manutenção nos elevadores?
O mais aconselhado é fazer manutenção preventiva, de preferência mensal, para que sejam vistas possíveis falhas e troca de peças desgastadas, também é feita uma checagem dos itens de segurança para garantir que todos estão funcionando corretamente.
O tempo de vida útil das peças também é prolongado fazendo uma correta manutenção periódica. Pode parecer inicialmente que é um alto custo para o condomínio, mas a manutenção preventiva evita que os elevadores parem de funcionar e geram uma maior segurança para os seus usuários.
Quais problemas podem ser evitados com a manutenção preventiva de elevadores?
Para ter a certeza de uma viagem tranquila, a manutenção preventiva dos elevadores evita que alguns dos seguintes problemas aconteçam com frequência:
- Falhas ao abrir e fechar as portas;
- Falha no nivelamento do pavimento e cabine;
- Ocorram paradas repentinas durante o percurso;
- Solavancos, subidas, descidas e paradas abruptas;
- Quedas;
- Travamento ou parada sem o funcionamento ideal das portas.
Estes são os problemas mais comuns e que são corrigidos durante a manutenção preventiva, aumentando a durabilidade do elevador, e o bem-estar dos seus usuários, por isso a sua importância.
E se a manutenção preventiva não for realizada?
Nesse caso, o gestor do condomínio deverá optar pela manutenção corretiva, que é quando o elevador apresentou algum problema ou parou de funcionar. Será efetuada uma inspeção mais minuciosa para necessidade de troca de peças danificadas, e o tempo em que o elevador ficará ocioso provavelmente será maior do que numa manutenção preventiva.
É importante que em qualquer uma das situações, a empresa que prestará os serviços seja credenciada.
Conte com uma empresa especialista em manutenção de elevadores!
A Estilo Elevadores é uma empresa especializada em manutenção de elevadores e ainda trabalha com todos os tipos de modernização e estética para elevadores. A empresa conta com longa experiência no mercado e já passa dos 3.500 atendimentos e manutenções realizadas com sucesso.
Para garantir o melhor resultado e qualidade do serviço para os elevadores de seus clientes, a Estilo Elevadores dispõe de profissionais com vasto conhecimento, expertise e treinamentos, e com isso, entrega um atendimento de qualidade aos seus clientes.
Além disso, a Estilo Elevadores está devidamente registrada nos órgãos competentes como CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) e SEGUR (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) e atuamos conforme as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Entre em contato com a nossa equipe, que encontraremos a melhor solução para os seus elevadores!