As mudanças quase sempre são vistas como transtorno para todos, sejam eles envolvidos diretamente ou indiretamente. Caso alguns cuidados específicos não sejam tomados, esse processo pode ser complicado e estressante se não for planejado previamente, tanto com os itens que serão transportados como os meios de transporte, por exemplo: os elevadores.
É necessário observar as regras impostas pelos condomínios, que têm como objetivo a melhora da convivência entre as pessoas visando garantir que todos os espaços sejam utilizados de maneira correta, diminuindo ao máximo os transtornos e para que ninguém se sinta prejudicado.
O primeiro passo para evitar transtornos é entrar em contato com a administração do condomínio antecipadamente, para saber as regras de utilização dos elevadores e solicitar autorização para realizar a mudança. Assim que for agendada, os síndicos e zeladores dos condomínios devem estar atentos a alguns cuidados para preservar os elevadores.
A seguir, listamos 08 cuidados para proteger os elevadores durante uma mudança:
- Proteja a Cabina: Um protetor acolchoado evita que possíveis riscos ou até quebra dos espelhos do elevador;
- Respeitar o limite de carga do elevador: Todos os elevadores possuem uma capacidade máxima de quilos. Caso esse limite for ultrapassado, a segurança dos passageiros e o desempenho do elevador podem ser prejudicados;
- Observar a dimensão dos itens transportados: Algumas vezes os objetos a serem transportados serão maiores ou mais altos que a cabina, nesse caso, deve-se pensar em outra alternativa de transporte como, subir pelas escadas ou içar.
- Não transitar junto com a carga: Não é indicado que pessoas sejam transportadas junto com as cargas por questão de segurança;
- Distribuir corretamente o peso: No caso de transporte de cargas concentradas, por exemplo, materiais de obra, o ideal é que o material seja colocado sobre uma placa para distribuir seu peso no centro da cabina;
- Atentar-se ao teto da cabina: Objetos muito altos podem danificar o teto da cabina que possivelmente não está vedado, verifique a altura do objeto a ser transportado;
- Comunicar aos usuários dos elevadores: Uma comunicação prévia para os usuários não serem pegos de surpresa, pois sabe-se que quando tem mudança, o elevador fica muito tempo à disposição deste transporte, muitas vezes causando transtorno ao restante dos usuários.
- Evitar transporte de líquidos: O vazamento de líquidos pode danificar a cabina, caso precise fazer esse transporte, verifique se as embalagens estão fechadas corretamente.
Para não ter dúvidas durante o transporte de mudanças nos elevadores, conte com a Estilo Elevadores. Além de fornecer manutenção para os elevadores, a Estilo conta com uma equipe de suporte para fornecer orientações e também sanar qualquer dúvida durante o uso. Evitando assim a má utilização dos equipamentos, e gastos desnecessários para os condomínios.